quinta-feira, 5 de maio de 2011

PROFESSOR X TECNOLOGIA


Ao ser questionada se o computador irá substituir o homem acredito que a máquina mesmo com sua precisão e velocidade não pode substituir o calor e a ternura do ser humano. Mesmo por que a automação das máquinas ainda é um horizonte distante, veja bem, não inatingível apenas distante.
Por isso o computador com todos os seus programas e funções não executa nenhum serviço sozinho, ele precisa de uma PESSOA que o comande, alguém que lhe diga o que fazer. Além disso o computador jamais vai poder oferecer a compreensão; o respeito e a admiração inerentes ao seres humanos.
Quanto ao professor que se deparou com a invasão das tecnologias em sua sala, este deverá assumir mais um papel além dos que já lhe são familiares, aprenderá a lidar com a máquina para dominar os recursos que ele oferece que aliás são muitos. Para isso vai rever seus conceitos para aceitar a transição de detentor do conhecimento para aprendiz e em certos momentos se colocar na condição de que o aluno tem mais domínio da ferramenta do que ele. Daí então se preparar para trocar experiências e se tornar facilitador dessas novas formas de aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário